domingo, 18 de outubro de 2009

O que queremos para nossa escola

O objetivo final da escola é o aluno, sua formação através do conhecimento formal e como cidadão inserido em seu tempo capaz de exercer sua função social e buscar suas metas pessoais. A escola não pode se esquecer desse seu papel e precisa organizar suas forças para que o aprendizado do aluno e sua formação como cidadão não somente ocorram de fato, mas aconteçam da melhor maneira. Nosso objetivo maior também reside aí e, para isso, queremos juntar forças com toda nossa comunidade e buscar e oferecer os meios necessários a essa realização.
Nos últimos três anos a E. E. E. M. Nossa Sra. de Lourdes conseguiu estruturar-se de forma bastante sólida, construindo conquistas que permitiram fazer dela um sinônimo de escola pública de qualidade, referendado pelo expressivo desempenho alcançado por seus alunos em diversas avaliações externas (ENEM, SAERS) e pela significativa aprovação em concursos vestibular e olimpíadas de que participam. Tal reconhecimento também se traduz pela incessante busca por matrículas em nossa escola e pela declaração dos pais que buscam uma vaga no “lourdinha” porque aqui se tem uma “escola de qualidade” e “séria”. O mérito desse reconhecimento reside principalmente no corpo docente qualificado de nossa escola e do empenho e seriedade dos servidores. Também os gestores tem tido destacado papel ao tratar a coisa pública com seriedade, responsabilidade, democracia e respeito, nunca poupando esforços na busca da qualidade da educação, propiciando sempre as melhores condições para que os professores e os servidores desempenhem da melhor forma os seus papéis e os alunos possam ter a melhor formação. Exemplo disso está nas duas reformas por que passou o prédio da escola nesses três anos, na busca por mais melhorias físicas e na constante preocupação de que nenhuma carência de material ou serviço ocorra na escola, objetivos que são mantidos e que se buscará aperfeiçoar.
Contudo, é preciso uma reavaliação constante da escola e também das suas ações: no mundo dinâmico em que vivemos, se não formos críticos com nossas próprias ações corremos sérios riscos de estagnação e de perdermos o trem da história. Cada vez mais a educação se apresenta como uma instância de participação plural; cada vez mais somos todos chamados a participar de inúmeros projetos, comissões, reuniões, conselhos etc. É dessa forma que se está estruturando a educação e a escola no nosso país e não há como ficarmos de fora. Portanto, faz-se necessário que se incremente, se possibilite e se incentive a participação cada vez maior e mais qualificada dos vários segmentos na vida escolar através do incentivo da disposição pessoal de cada um e da criação, recuperação e valorização da Caixa Escolar, do CPM, do Grêmio Estudantil, do Conselho Escolar.
Por fim, nossa proposta para a gestão 2010/2012 da direção da E. E. de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes objetiva a construção de uma escola de qualidade através do comprometimento dos segmentos com a escola, com a participação e a atuação de todos e de cada um na busca de um local de estudo, trabalho e educação agradável e que satisfaça nossos desejos por uma escola pública preocupada com a educação formal e conteudística, mas também que anseia pela preparação de cidadãos responsáveis, justos, humanos, livres e conscientes da importância de sua participação na construção de um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário